28.12.2018 - 10:00

RETROSPECTIVA 2018

Retrospectiva 2018

Poder Legislativo de Almirante Tamandaré do Sul

Durante o ano, a Casa Legislativa apreciou cerca 78 Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, 08 Projetos de Resolução de autoria do Poder Legislativo, 16 Projetos de Lei Legislativo, 071 Moções, 056 Indicações e 049 Requerimentos.

A vasta maioria da matéria apreciada teve aprovação do Plenário por unanimidade de votos.

O vereador Claudionor Reisderfer assumiu os trabalhos como Presidente do ano de 2018 frente ao Poder Legislativo, trabalhando juntamente com os vereadores, Bruno José Heckler, Elio Aires, Everson Aurelio, Gilmar Luiz Ely, Ironi José Sebben, Rosangela Strack, Vali Evaristo Giacomelli e Wilson Martinho Kolling.

No decorrer do ano assumiram as cadeiras do Legislativo os vereadores suplentes: Cleomar Alves de Freitas, Fabiane Regina Denicoló, Valmir Antônio Bernardi, Suelen Ribeiro Renner e Maria Denilce Barcarol.

Durante o ano trabalharam no Poder Legislativo as servidoras Diretora Administrativa Maria Salete Ely, Assessora Jurídica Micheli Groth Fardo, Assessora Parlamentar Bruna Adam e a Servente Liria Shmitz.

Com um olhar  voltado a transparência, ao trabalho e a união o Vereador Presidente do Poder Legislativo Claudionor Residerfer relata os principais pontos positivos deste ano, dentre outros: A união do Poder Legislativo com o Poder Executivo, onde que o ano  foi marcado com um número considerável de Emendas Parlamentares para o Município de Almirante Tamandaré do Sul, demonstrando o trabalho incansável dos Edis e da Administração Municipal para o crescimento e desenvolvimento do Município. Outro fator diz respeito a cursos de capacitação e aperfeiçoamento que além de participar foi promovido na Câmara de Vereadores, envolvendo entidades, empresas e toda comunidade local que pode participar através de 1kg de alimento, onde esses alimentos, cerca de 110 kg, foram repassados a famílias carentes do Município.

A contenção de gastos também foi o fator importante, tendo assim no final deste ano poder repassar um valor muito considerável para os Cofres Públicos do Executivo, R$ 98.747,59 esse valor economizado do duodécimo que segundo o Presidente do Legislativo ele, juntamente com os demais Edis efetuaram uma  proposição sugerindo a aplicação deste recurso para a ampliação da Creche EMEI cantinho da criança, tendo em vista a instituição de ensino atender alunos da faixa etária entre 1 a 5 anos e o prédio necessitar ser ampliado para atender a demanda.

A Câmara de Vereadores de Almirante Tamandaré do Sul realizou no dia 27 de dezembro a sua última reunião ordinária do ano de 2018, na qual foi eleita por unanimidade de votos a  Mesa Diretora para a Sessão Legislativa 2019, ficando composta pelos Parlamentares:

PRESIDENTE: Ironi José Sebben

1º VICE- PRESIDENTE: Bruno José Heckler

2º VICE-PRESIDENTE: Claudionor Reisderfer

1ª SECRETÁRIA: Maria Denilce Barcarol

2º SECRETÁRIA : Rosangela Strack

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA MUNICIPAL

COMISSÃO DE JUSTIÇA E FINANÇAS

PRESIDENTE: Vali Evaristo Giacomelli

SECRETÁRIA: Rosangela Strack

MEMBRO: Bruno José Heckler

COMISSÃO DE ORDEM ECONÔMICA E SOCIAL

PRESIDENTE: Elio Aires

SECRETÁRIA: Wilson Martinho Kolling

MEMBRO: Claudionor Reisderfer

Por derradeiro, nesta data foi conferida a homenagem de “Destaque Assiduidade do Poder Legislativo de Almirante Tamandaré do Sul” para o cidadão que em maior número de vezes compareceu, prestigiando as sessões ordinárias no ano, Volmir Marques.