12.12.2022 - 08:50

Vereadores mirins recebem certificados e conhecem a Assembleia Legislativa

Ao longo de 2022, vereadores mirins estudantes da rede de ensino de Almirante Tamandaré do Sul representaram a comunidade escolar no Projeto Câmara Mirim, desenvolvido pelo Poder Legislativo Municipal com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Lazer e Turismo.

Nas reuniões ordinárias periódicas, os vereadores mirins, eleitos pela comunidade escolar, levaram ao Plenário Osvaldo Vieira Sarmento demandas de interesse da comunidade escolar, em caráter sugestivo, para que pudessem ser ouvidas pelos vereadores, pelo Poder Executivo e pela comunidade em geral, demandas essas que partem da vivência dos estudantes no cotidiano escolar.

A Reunião Ordinária de encerramento das atividades de 2022 da Câmara Mirim ocorreu na segunda-feira, dia 28 de novembro, com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Bude/PDT; do prefeito tamandarense, Adir Giacomini/PP; da vereadora e diretora administrativa da Câmara Municipal, Salete Ely/PDT; os vereadores Guiomar Teresinha Heckler/PP, Elio Aires/PDT, Adair Klein/PDT, Rosangela Strack/PP, Lucia Maria Schmidt/MDB, e Maria Alaídes Kern Antes/PSDB; além da secretária de Educação, Beatriz Ecker, da assessora jurídica Micheli Fardo e da assessora parlamentar Bruna Adam, entre outras lideranças e familiares das crianças.

Na solenidade, foram entregues os certificados de participação aos vereadores mirins Esthefany Luana Sterling, que presidiu a Câmara Mirim; Katharina Barichello Denicoló, vereadora secretária da Mesa; Afonso dos Santos Fell; Artur Reisdoerfer Aires; Caetano André Luft; Hagatha Sterling; Natasha da Maia; Nathali Dos Santos Ribeiro; e Rafaella Rieck Steilmann.

Nos pronunciamentos das autoridades, foram destacados o empenho e o comprometimento dos vereadores mirins na participação do projeto. “Parabéns a todos vocês pela dedicação. A democracia exige a participação cidadã coletiva para que todos participem das decisões que impactam na vida das pessoas. Obrigado ao Poder Executivo, aqui na Mesa representado pelo prefeito Adair e pela secretária Beatriz, pela parceria. Parabéns a vocês, vereadores mirins, vocês são o presente e o futuro de Almirante Tamandaré do Sul”, congratulou o presidente da Câmara Municipal em 2022, vereador Bude/PDT.

Na viagem a Porto Alegre, realizada na terça-feira, dia 06 de dezembro, os vereadores mirins foram acompanhados pela secretária de Educação, Beatriz Ecker, pelas diretoras Cristiane Pereira e Ana Carvalho, e pela professora Fátima Fell. No roteiro, conheceram, numa visita guiada, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, lugar que concentra os trabalhos dos deputados estaduais gaúchos, principal palco do Poder Legislativo do Estado. A viagem à capital gaúcha marcou o encerramento das atividades da Câmara Mirim em 2022.