31 . 12 . 2019 - 10 : 10

RETROSPECTIVA 2019 - PODER LEGISLATIVO

Atuação da Câmara impacta positivamente no desenvolvimento municipal

Durante o ano, a Casa Legislativa apreciou mais de 97 Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, 10 Projetos de Resolução de autoria do Poder Legislativo, 09 Projetos de Lei Legislativo, 066 Moções, 083 Indicações e 043 Requerimentos, sendo que a vasta maioria da matéria apreciada teve aprovação do Plenário por unanimidade de votos.

O vereador Ironi José Sebben assumiu os trabalhos em janeiro como Presidente do ano de 2019 frente ao Poder Legislativo, trabalhando juntamente com os vereadores, Bruno José Heckler, Claudionor Reisderfer, Elio Aires, Everson Aurelio, Ironi José Sebben, Suplente de Vereador Maria Denilce Barcarol,  Rosangela Strack, Vali Evaristo Giacomelli e Wilson Martinho Kolling.

No mês de maio teve uma irreparável perda, o óbito do Vereador Wilson Martinho Kolling, um vereador dinâmico, disposto, sempre lutando pelo melhor ao próximo e ao desenvolvimento do Município de Almirante Tamandaré do Sul, uma pessoa extrovertida e bem humorada, um líder atuante, comprometido com olhar voltado a Saúde e ao Lazer, ao interesse de incentivo a novas empresas e apoio as empresas instaladas na cidade.

Devido ao falecimento do Vereador Wilson, na sua vaga assumiu a vereadora Fabiane Regina Denicoló. Destaca-se que no decorrer do ano assumiram as cadeiras do Legislativo os vereadores suplentes: Cleomar Alves de Freitas, Valmir Antônio Bernardi, Ismael Marcelo Steilmann e Miguel da Silva Dias, os quais muito contribuíram também para fluidez e bom desempenho do trabalho.

Durante o ano trabalharam no Poder Legislativo as servidoras: Diretora Administrativa Maria Salete Ely, Assessora Jurídica Micheli Groth Fardo, Assessora Parlamentar Bruna Adam, a Servente Liria Shmitz e Cláudia Silveira da Silva cumprindo as férias da servidora Líria.

Com um olhar voltado a transparência, ao trabalho e a união o Vereador Presidente do Poder Legislativo Ironi José Sebben relata os principais pontos positivos deste ano, dentre outros:

•         Sessão Solene da Câmara Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, onde Poderes Legislativo e Executivo, prestaram valorosas homenagens aos cidadãos da comunidade Tamandareense, pelo trabalho, dedicação e empenho em sempre elevar o nome do município, como uma forma de valorizar os cidadãos que fortalecem vários setores da  cidade.
  •         A união do Poder Legislativo com o Poder Executivo, onde que o ano foi marcado com um número muito significativo de Emendas Parlamentares para o Município de Almirante Tamandaré do Sul, demonstrando o trabalho incansável dos Edis e da Administração Municipal para o crescimento e desenvolvimento do Município.
  •         A implantação da Câmara Mirim, que já na sua 1ª edição, foi merecedor de louvores, dos resultados positivos alcançados pelos Vereadores Mirins, o envolvimento das escolas (Secretaria Municipal de Educação, diretores, professores, coordenadores, funcionários), dos pais e estudantes, demostrando o quanto a comunidade escolar está empenhada em formar cidadãos conscientes e responsáveis.
  •         A reforma da Câmara de Vereadores, que neste ano, no mês de outubro foi iniciada, com prazo para término em janeiro de 2020, fator importante, tendo em vista que por muito tempo não houve melhorias no prédio.
  •         A contenção de gastos também deve ser mencionada, tendo assim, no final deste ano um valor considerável de R$ 67.797,23 a ser repassado para os Cofres Públicos do Executivo, que serão aplicados pelo Executivo Municipal.

Sinto-me grato e feliz pelo trabalho que todos realizamos  juntos nesse ano. Desejo que no próximo ano tenha essa sintonia entre todos, prevaleça à harmonia entre os partidos em busca sempre do resultado satisfatório em obras, melhorias e no melhor atender as pessoas, destacou Sebben.

A Câmara de Vereadores de Almirante Tamandaré do Sul realizou no dia 30 de dezembro a sua última reunião ordinária do ano de 2019,na qual foi eleita a Mesa Diretora para a Sessão Legislativa 2020, ficando assim composta:

PRESIDENTE: Ver. (a) Rosangela Strack (PP); 1º VICE- PRESIDENTE: Ver. Ironi José Sebben (MDB); 2º VICE-PRESIDENTE: Ver. Cleomar Alves de Freitas (PDT); 1ª SECRETÁRIA: Ver. (a) Fabiane Regina Denicoló (PSDB); 2º SECRETÁRIO: Ver. Claudionor Reisderfer (PT).

Nesta data também foi conferida a homenagem de “Destaque Assiduidade do Poder Legislativo de Almirante Tamandaré do Sul” para o cidadão que em maior número de vezes compareceu, prestigiando as sessões ordinárias no ano, esse ano quem recebeu essa exímia homenagem foi o Sr. Luiz Henrique Meira da Silva.

Dessa forma, percebe-se que,  nesses 365 dias, o trabalho de todos os vereadores e as decisões administrativas da Câmara foram necessárias e primordiais para a promoção das diversas ações que impactaram positivamente a atual Legislatura.