31 . 12 . 2020 - 15 : 00

RETROSPECTIVA DO PODER LEGISLATIVO 2020

RETROSPECTIVA  2020 - PODER LEGISLATIVO

UM ANO DESAFIADOR EM VIRTUDE DE UMA PANDEMIA, SOBRETUDO DE MUITO TRABALHO PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL.

Durante o ano, a Casa Legislativa apreciou mais de 58 Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, 03 Projetos de Resolução de autoria do Poder Legislativo, 08 Projetos de Lei Legislativo, 033 Moções, 059 Indicações e 033 Requerimentos, sendo que as matérias apreciadas tiveram aprovação do Plenário por unanimidade de votos.

A vereadora Rosangela Strack assumiu os trabalhos em janeiro como Presidente do Poder Legislativo, trabalhando juntamente com os vereadores: Claudionor Reisderfer, suplente de vereador Cleomar Alves de Freitas, Everson Aurelio, Ironi José Sebben, Fabiane Regina Denicoló, suplente de vereador Ismael Marcelo Steilmann, suplente de vereador Maria Denilce Barcarol, Vali Evaristo Giacomelli. Neste período o vereador Bruno José Heckler e Elio Aires haviam assumido pastas das secretarias da Administração Municipal. (As fotos dessa matéria corresponde as cadeiras ocupadas ao final dessa Sessão Legislativa).

Destaca-se que no decorrer do ano assumiram as cadeiras do Legislativo os vereadores suplentes: Cleomar Alves de Freitas, Valmir Antônio Bernardi, Ismael Marcelo Steilmann e Miguel da Silva Dias, os quais muito contribuíram para fluidez e bom desempenho. A equipe de trabalho do Poder Legislativo foi formada pelas servidoras Maria Salete da Silva Ely: Diretora Administrativa, Micheli Groth Fardo: Assessora Jurídica, Bruna Adam: Assessora Parlamentar e a Servente Liria Shmitz, no período assumiram Tamara Sebben e Miria Escher em virtude da licença para concorrer a cargo eletivo e a licença saúde das servidora Salete e Líria, respectivamente.

Um ano desafiador, em virtude de uma pandemia que assolou o mundo, mas de conquistas importantes e de um trabalho voltado a resultados positivos aos cidadãos Tamandareenses, dessa forma a Presidente Rosangela Strack destaca os pontos principais de 2020:

•          A união e o diálogo  do Poder Legislativo com o Poder Executivo, fez com que Projetos de Lei muito significativos para o Município de Almirante Tamandaré do Sul fossem analisados, discutidos e aprovados, demonstrando o trabalho incansável dos Edis e da Administração Municipal para o crescimento e desenvolvimento do Município;

•          O compromisso dos vereadores com a população, através de proposições ao Poder Executivo e requerimentos de Emendas Parlamentares com seus Deputados e Senadores fizeram com que houve um resultado satisfatório em obras, melhorias e no melhor atender as pessoas, tendo em vista esse elo de ligação dos vereadores com os munícipes;

•          Viagem a Brasília no mês de janeiro em que foi acompanhado as demandas do Município, protocolado novas solicitações e em audiências com Deputados e Senadores. Nessa oportunidade foi participado de uma audiência na CNM – Confederação Nacional dos Municípios, com o presidente Glademir Aroldi, onde foi reforçado o posicionamento contrário a PEC 188/2019 que visa alterar o Pacto Federativo e com isso prevê a extinção de cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor de 10% da receita total incorporando  municípios vizinhos.

•          Sessões Ordinárias de forma virtual (06 de abril a 26 de maio), tendo em vista a pandemia e seguindo medidas de prevenção de combate ao Coronavírus (Covid-19), uma medida excepcional que contou com a colaboração e o entendimento de todos os vereadores, da Administração Municipal e a população, fazendo que os trabalhos continuassem mesmo que de forma virtual e acima de tudo a saúde de todos fosse preservada.

•          Levando em consideração a importância de ações preventivas para a redução do risco de contágio e transmissão viral, ocorreu em maio a devolução parcial do duodécimo no valor de R$ 30.000,00 da Câmara para o Executivo, para auxiliar no enfrentamento da pandemia causada pelo Coronavírus, buscando proporcionar proteção e segurança a população e aos profissionais da saúde.

•          A aquisição de um sistema de som para uso operacional nas dependências da Câmara Municipal, isso pois, devida há décadas de uso do atual, esse não estava atendendo as necessidades do Poder Legislativo, tanto para as sessões, quanto para reuniões e eventos autorizadas no espaço do Poder Legislativo.

A Câmara de Vereadores de Almirante Tamandaré do Sul agradece a todos os munícipes que acompanharam durante o ano de 2020 o trabalho desenvolvido pelos vereadores. Foram 365 dias de comprometimento de todos, demonstrando ser primordial para a promoção das diversas ações que impactaram positivamente a atual Sessão Legislativa.

O Poder Legislativo deseja à todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.