12 . 05 . 2022 - 14 : 07

Vereadores aprovam ampliação da carga horária do farmacêutico da Saúde

Pedido antigo da comunidade tamandarense que utiliza os atendimentos na Unidade Básica de Saúde, a ampliação da carga horária do profissional farmacêutico que atende na UBS foi aprovada pelos vereadores de Almirante Tamandaré do Sul. O Projeto de Lei n° 42/2022, de autoria Poder Executivo, que altera a carga horária do cargo e anexo único da Lei Municipal n° 1.508/2013, recebeu todos os votos favoráveis.

O pedido de ampliação da carga horária do farmacêutico era uma reivindicação antiga da população tamandarense. Desde 2013, o profissional atendia 20 horas semanais, o que mostrou-se insuficiente para a demanda na Saúde. Agora, passará a atender 40 horas por semana, mantendo a mesma remuneração, sem elevar os custos para a Secretaria da Saúde.

O profissional farmacêutico é responsável por realizar a entrega de medicamentos, realizando o atendimento ao público junto à Farmácia Básica do Município, com atividades como a digitação dos dados, o controle de estoque, o recebimento de medicamentos, o registro do Município perante o Conselho Regional de Farmácia, e demais atividades relacionadas ao setor na Unidade Básica de Saúde.

O Projeto de Lei foi colocado em votação pela Mesa Diretora, que tem à frente como presidente o vereador Bude/PDT, na Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 09 de maio, e foi aprovado por unanimidade. Também estiveram presentes na Sessão os vereadores Salete Ely/PDT, Adair Klein/PDT, Elio Aires/PDT, Vali Evaristo Giacomelli/PDT, Rosângela Strack/PP, Guiomar Teresinha Heckler/PP, Roni Sebben/MDB e Fabiane Regina Denicoló/PSDB.