02 . 09 . 2022 - 08 : 50

Vereadora Rosângela propõe ação para animais em situação de abandono nas ruas

Tem se tornado cada vez mais comum encontrar animais em situação de abandono nas ruas de Almirante Tamandaré do Sul, tanto na cidade como no interior, o que exige a implantação de políticas públicas que garantam os direitos dos animais, estabelecidos pela legislação, e também zelem pela saúde pública da população, devido ao risco de zoonozes (doenças comuns aos humanos e aos animais).

Diante dessa realidade, a vereadora Rosângela Strack/PP propôs uma medida por meio de uma Indicação apresentada na Reunião Ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira, dia 29 de agosto. No documento, a parlamentar solicitou que o Poder Executivo tamandarense analise a possibilidade de estabelecer um convênio e/ou parceria com a Acapa, a Associação Carazinhense de Proteção aos Animais, e/ou então com outra entidade regional para gestão de animais abandonados como cães e gatos.

Para a vereadora, o convênio precisa prever serviços de resgate, tratamento, castração, abrigo, alimentação, fornecimento de água e doação dos animais recolhidos, tendo em vista os inúmeros animais que encontram-se em situação de abandono nas ruas de Almirante Tamandaré do Sul. A intenção, ressalta a vereadora Rosângela Strack/PP, é “executar a política pública de defesa dos animais, principalmente os cães, com ações preventivas e cuidados específicos, pois os mesmos ficam expostos às intempéries climáticas, sem água e sem comida”, acrescenta a autora da proposta.